Raça Salers

Caracterização da raça

Pelagem: o pêlo é na sua maioria frisado, de cor vermelho caju, existindo também em preto. As mucosas são claras e a pele tem uma pigmentação castanha.

Cabeça: a cabeça é triangular, com cornos muito característicos, em forma de lira.

Formato e medidas: a altura do garrote para as fêmeas ronda os 140cm e os 150cm nos machos. O peso dos touros adultos é de cerca de 1000-1200kg e nas fêmeas varia entre 650 e 850kg.

Vantagens de criar Salers

A fêmea Salers mostra as qualidades maternas excepcionais de fertilidade, a capacidade leiteira, facilidade de parto, rusticidade e longevidade.

Estes pontos fizeram da Salers a escolha de muitos criadores com vista a maximizar a produção sem aumentar a mão de obra. A Salers é uma raça equilibrada, o que é óptimo em todos os aspectos da produção de carne.

É uma raça que, na sua região de origem, ainda é explorada com dupla aptidão, ou seja, para produção de carne e leite. Este último utilizado na produção de queijo de alta qualidade.

Na JMPC a Salers é utilizada em linha pura e também para produção de animais F1 (resultado do cruzamento entre dois animais puros de raças diferentes), tanto Salers x Charolês como Salers x Limousine.

Notícias da raça


Sem notícias a listar, de momento